5 avaliações

Sopa paraguaia

Você sabia que a sopa paraguaia na verdade é uma torta salgada? Isso mesmo! A tão famosa sopa paraguaia, que de sopa só tem o nome, é um tipo de torta salgada à base de milho.

Relatos históricos dizem que de fato tratava-se de uma sopa feita de milho verde fresco, mas em dado momento, a receita recebeu farinha de milho (fubá), ficando então mais sólida. Esse "erro" no preparo agradou o paladar de autoridades políticas e também soldados de guerra no Paraguai, que podiam levar consigo a sopa, sem que estragasse. Interessante não é mesmo? O ruim que deu bom.

Bem, agora que você já sabe que a sopa paraguaia não é sopa, que tal aprender a preparar essa torta paraguaia deliciosa que chegou no Brasil através da população sul-mato-grossense?

Hoje vamos fazer a versão mais cremosa, com milho, queijo e cebola. Você vai se surpreender ainda mais.

Como fazer sopa paraguaia

1

Tempo de preparo 15:00

Prepare a massa

Em uma panela coloque duas colheres de azeite de oliva e uma colher de manteiga, deixe derreter bem e junte as cebolas cortadas em meia lua. Refogue a cebola até que fiquem com aspecto transparente, bem molinhas.

Enquanto isso, corte o milho verde das espigas, retirando somente a parte mais amarelinha. Leve ao liquidificador com o leite e bata muito bem. Acrescente essa mistura na panela da cebola e também o fubá e o sal, mexendo sempre.

Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Junte o queijo ralado e as duas gemas batidas, misturando tudo muito bem, deligue o fogo e reserve.

2

Tempo de preparo 30:00

Leve ao forno

Com auxílio da batedeira ou de um batedor de ovos, bata as duas claras em neve e junte ao creme de milho. Acrescente o fermento químico e incorpore tudo delicadamente.

Unte uma forma com óleo, despeje a massa na forma e decore com fatias de cebola em meia lua. Com o forno pré-aquecido a 200 graus, asse por 20 minutos.

Está pronta sua sopa paraguaia. Agora que você já desvendou a história por trás da receita é só aproveitar e depois contar pra gente se gostou.

Ah sim! É claro que essa receita tem variações, uma delas é o queijo, que pode ser o colonial ou o caipira e o milho pode ser em conserva.

Assim fica ainda mais simples de preparar sua torta paraguaia. Aproveite!

Ingredientes

Timer

Avaliar receita

Compartilhe essa receita de sopa paraguaia nas suas redes sociais

Timer Avaliar Compartilhar

Comentários

Outras receitas que separamos para você

Bolo de fubá com queijo

Um bolo de fubá com queijo ralado, fácil e rápido de fazer. Fica fofinho e delicioso. Experimente!

  • Tempo de preparo

    45:00

  • Rendimento

    10 porções

Nega maluca fofinha

Essa receita de nega maluca fofinha é simples e deliciosa! Você prepara rapidamente sujando pouca louça. Tempo de limpar a pia e preparar a mesa.

  • Tempo de preparo

    60:00

  • Rendimento

    12 porções

Bolo de fubá cremoso

Este bolo de fubá cremoso e suculento vai derreter na sua boca. A cada garfada você vai se perguntar como é que ficou tão incrível.

  • Tempo de preparo

    55:00

  • Rendimento

    8 porções