5 avaliações

Sopa de feijão

Gente! Quantas versões de sopa de feijão somos capazes de encontrar? Ou melhor dizendo, somos capazes de criar. Isso mesmo! Com certeza, você também é capaz de criar a sua própria versão para esse clássico do inverno.

Hoje trouxemos uma receita mais completinha, com bacon, calabresa e legumes. Bem temperadinha para garantir sabor e nutrição na medida certa para sua sopa de feijão.

Sempre que preparamos feijão, o ideal é deixarmos ele de molho de um dia para outro e também escorrer e lavar, evitando assim os gases indesejados.

Mas se você está procurando uma sopa de feijão para daqui a pouco, não precisa trocar de receita não, é só lavar e escorrer várias vezes.

Vai dar super certo também!

Como fazer sopa de feijão

1

Tempo de preparo 40:00

Cozimento

Em uma panela de pressão coloque o feijão, a água, a folha de louro e sal a gosto. Não exagere no sal, pois o bacon e a calabresa também são salgadinhos.

Feche a panela e leve ao fogo. Quando pegar pressão, cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogão e espere sair toda a pressão.

Enquanto isso, prepare os demais ingredientes.

2

Tempo de preparo 10:00

Refogado

Corte a batata, a cenoura e o chuchu em cubos pequenos, eu gosto deles bem simétricos para deixar o prato mais bonito.

Corte o bacon, a cebola e o alho em cubinhos bem pequenos. A calabresa pode ser em rodelas finas para ficar bem molinha e pegar o sabor do feijão.

Em uma panela bem grande, coloque um fio de óleo e doure o bacon, a cebola e o alho. Quando estiverem bem douradinhos, acrescente a calabresa e refogue mais um pouco.

Acrescente todos os legumes, acrescente a pimenta e mexa para não queimar o que já estava douradinho, desligue e reserve.

3

Tempo de preparo 10:00

Creme de feijão

Leve o feijão com a água do cozimento ao liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea. Se precisar, faça isso em duas etapas para não sobrecarregar o seu aparelho.

Despeje o creme de feijão na panela com o refogado, mexa bem e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos ou até que os legumes estejam na textura que você gosta.

Confira o sal e os temperos, faça os ajustes desejados e finalize com o cheiro verde picado. Sirva em prato fundo, sopeira ou canecas, que ajudam a manter a sopa de feijão quentinha por mais tempo.

As torradas e o queijo ralado são excelentes como acompanhamentos.

E então! O que achou dessa receita?

Ingredientes

Timer

Avaliar receita

Compartilhe essa receita de sopa de feijão nas suas redes sociais

Timer Avaliar Compartilhar

Comentários

Outras receitas que separamos para você

Sopa de lentilha

Sopa de lentilha saborosa, fácil e rápida de preparar com pouquinhos ingredientes.

  • Tempo de preparo

    30:00

  • Rendimento

    6 porções

Sopa de mandioca

Se liga nessa receita de sopa de mandioca, cremosa e nutritiva, bem fácil de preparar. Perfeita para se aquecer naqueles dias mais frios.

  • Tempo de preparo

    70:00

  • Rendimento

    4 porções

Sopa de mandioca com calabresa

Essa receita de sopa de mandioca com calabresa é super fácil de fazer, rende muito e você pode congelar para tomar durante o inverno. Confira!

  • Tempo de preparo

    31:00

  • Rendimento

    10 porções