12 avaliações
Fácil
27:00
Rende 4 porções
Hoje vamos preparar uma sopa de cebola vegana, bem cremosa com sabor inconfundível e um cheirinho que vai tomar conta da sua cozinha.
Com origem na França, a sopa de cebola tem muitas versões e embora pareça óbvio que toda sopa de cebola seja vegana, ela poderia sim, ter uma proteína animal, mas não hoje.
Pois a nossa sopa de cebola vegana será preparada de forma bem simples e implacável, do jeito que os paladares mais exigentes merecem apreciar.
O caldo de legumes sugerido na receita pode ser comprado e dissolvido conforme instruções da embalagem, mas o ideal é que seja caseiro, vamos deixar uma receitinha aqui no blog pra você.
Para processar a sopa deixando ela numa textura de creme de cebola, você pode optar pelo mixer ou pelo liquidificar, mas se preferir um caldo mais pedaçudo, então pode pular a etapa 4.
Depois de preparar, não esquece de comentar o que achou.
Mãos a obra!
1
10:00
Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso e antiaderente, com 3 colheres de azeite de oliva e sal a gosto.
Essa é a etapa mais demorada, pois para soltar bem o sabor, a cebola deve ser estar bem fritinha e não apenas levemente dourada.
Então tenha paciência e atenção para não queimar e deixar a sopa de cebola vegana com gosto de queimado.
2
02:00
Quando as cebolas estiverem bem marronzinhas, acrescente as 5 colheres de farinha de trigo.
Mecha bem para incorporar a farinha às cebolas.
Cuidado para não queimar.
3
10:00
Acrescente as 5 xícaras de água ou de seu caldo de legumes, fervente, mexa bem para dissolver a mistura de cebola e farinha.
Acrescente o cominho e a noz moscada em pó e folha a folha de louro, além de outros temperinhos de sua preferência, como a pimenta do reino e a páprica.
Ferva por aproximadamente 10 minutos e prove para testar se o sabor está do seu agrado.
Faça os ajustes necessário ainda durante a fervura e por último retire a folha de louro.
4
05:00
Caso tenha optado pelo mixer, é só processar todas as cebolas ou parte delas, dentro da própria panela ou então transfira para o liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea.
Se você gosta da sopa de cebola bem quentinha, talvez seja necessário voltar para panela e aquecer mais um pouquinho.
5
00:00
Após atingir a temperatura desejada por você, sirva em prato fundo, caneca ou no pão italiano próprio para sopas.
Salpique cheiro verde bem picadinho e bon appétit.
Esperamos que tenha gostado desse receita.
Até a próxima!
Que tal testar essa recetinha mega fácil e deliciosa de sopa de couve flor com alho poró? Com apenas dois ingredientes fica pronta rapidinho!
Se liga nessa receita de sopa de mandioca, cremosa e nutritiva, bem fácil de preparar. Perfeita para se aquecer naqueles dias mais frios.