5 avaliações

Sopa de couve flor com alho poró

Se você procura por uma sopa de couve flor com alho poró, mega simples e rápida de fazer, encontrou! Com os ingredientes listados ao lado, você terá uma versão com sabor bem suave.

Mas se preferir, intensifique o sabor usando os seus temperinhos preferidos, os mais indicados para aromatizar sua sopa vegana de couve flor são: louro, cominho, páprica defumada, ervas finas, orégano e cheiro verde.

A cebola e o alho também podem combinar muito bem, principalmente se você for usar a sopa de couve flor como molho branco para compor outros pratos. Nesse caso, refogue junto com o alho poró e diminua a água na hora de bater a couve flor.

Outra variação para sua sopa de couve flor com alho poró, é com bacon e calabresa, nesse caso para quem é carnívoro, obviamente. Basta acrescentar os ingredientes em cubinhos bem pequenos para refogar juntamente com o alho poró.



Como fazer sopa de couve flor com alho poró

1

Tempo de preparo 05:00

Preparação dos ingredientes

Se você não tem o costume de armazenar seus legumes já lavadinhos, então essa é a hora.

Lave bem a peça de couve-flor e o maço de alho-poró. Destaque ou corte todos os floretes da couve-flor. Ah sim! Floretes são as arvorezinhas da couve-flor ou do brocólis.

Em uma panela com aproximadamente 2 litros de água e uma colherzinha de café de sal, coloque as floretes e leve ao fogo.

Corte o alho poró em rodelinha finas.

2

Tempo de preparo 20:00

Cocção dos ingredientes

Cozinhe a couve-flor por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem bem macias, desligue o fogo e aguarde amornar um pouco.

Despeje a couve-flor com a água do cozimento em um liquidificador, bata até obter uma mistura bem homogênea e reserve no copo mesmo.

Na mesma panela do cozimento da couve-flor, acrescente duas colheres de azeite de oliva e refogue o alho poró com uma pitada de sal, até ficar bem clarinho.

Despeje a mistura da couve-flor sobre o alho poró refogado, mexa bem e cozinhe por aproximadamente 10 minutinhos para incorporar bem o sabor.

Prove o sal e ajuste se considerar necessário.

3

Tempo de preparo 00:00

Degustação da sopa

Até aqui você tem a versão mais básica da sua sopa de couve-flor com alho poró, ainda com o fogo ligado, vá acrescentando os seus temperinhos favoritos, um a um, provando para ter certeza de que está com o sabor desejado.

Na hora de servir, opte por pratos fundos e agregue torradinhas temperadas com azeite de oliva e ervas secas.

Depois de saborear, conta pra gente qual foi a versão que você preparou.

Bom apetite e até a próxima receita!


Ingredientes

Timer

Avaliar receita

Compartilhe essa receita de sopa de couve flor com alho poró nas suas redes sociais

Timer Avaliar Compartilhar

Comentários

Outras receitas que separamos para você

Sopa de feijão

Não precisa mais procurar! Aqui está a sua receita de sopa de feijão. Uma versão simples, nutritiva e saborosa. Bem temperadinha e com legumes.

  • Tempo de preparo

    60:00

  • Rendimento

    10 porções

Caldo de legumes caseiro

Se está procurando um caldo de legumes caseiro, pronto! Aqui está a receita que você precisa para deixar seus pratos mais saborosos e saudáveis.

  • Tempo de preparo

    41:00

  • Rendimento

    1 porção

Caldo verde

Uma receita de caldo verde preparado com batata, linguiça calabresa e couve manteiga. Perfeito para dias frios e festas juninas. Bem fácil de fazer!

  • Tempo de preparo

    31:00

  • Rendimento

    10 porções