10 avaliações

Maionese caseira

Se você está procurando uma receita de molho de maionese caseira bem simples, encontrou! Com esses ingredientes ao lado você vai obter um creme bem consistente que pode substituir a maionese industrializada (nada contra, nem a favor). Em qualquer prato, do sanduíche natural à tradicional maionese de domingo eis aqui um coringa.

Além de coringa, esse molho pode ser usado como base para outros molhos, basta acrescentar outros ingredientes como por exemplo: cheiro verde, azeitona, cebola, cebola roxa, picles e muito mais. Usando a criatividade para ousar e o bom senso para não exagerar na quantidade, você pode trocar o ingrediente protagonista e obter um maionese caseira saborizada a cada novo preparo.

Nessa receita a ordem altera os fatores, então siga as etapas abaixo direitinho, podendo alterar a quantidade e o tempo para obter mais ou menos firmeza. Se for usar em sanduíches por exemplo, bata até ficar mais consistente, se for usar com batatas para a maionese do churrasco, aumente a quantidade de leite e óleo, deixando mais líquido na hora de bater.

Como fazer maionese caseira

1

Tempo de preparo 10:00

Separe os ingredientes

Coloque os ovos para cozinhar em água fervente por aproximadamente 8 minutos. Nada impede de você usar as gemas cruas, mas eu prefiro cozidas.

Enquanto aguardamos as gemas, pode deixar o leite, o sal e o limão juntos no copo do liquidificador, assim o leite já vai talhando.

Descasque os ovos e junte as gemas cozidas aos demais ingredientes, exceto o óleo.

Não descarte as claras, coma com salzinho antes da próxima etapa.

2

Tempo de preparo 05:00

Bata o creme

Com o liquidificador fechado, inicie o processo de bater na velocidade máxima até misturar todos os ingredientes.

Reduza para a velocidade média, retire a tampinha e continue batendo enquanto acrescenta o óleo fio a fio.

Quando estiver na consistência que você deseja, desligue, prove e ajuste o sal de acordo com o seu gosto, pode ligar o liquidificador e bater novamente, sem problemas.

Sua maionese caseira está prontinha. Gostou? Conta pra gente e até a próxima receita!

Ingredientes

Timer

Avaliar receita

Compartilhe essa receita de maionese caseira nas suas redes sociais

Timer Avaliar Compartilhar

Comentários

Outras receitas que separamos para você

Patê de peru

Procurando uma receitinha de patê de peru bem simples para o seu aperitivo? Confere essa maravilha.

  • Tempo de preparo

    10:00

  • Rendimento

    10 porções

Creme de alho

Creme de alho, prático, fácil e muito saboroso para acompanhar o seu aperitivo favorito ou simplesmente uma torradinha. Brinque com as cores e aromas.

  • Tempo de preparo

    15:00

  • Rendimento

    5 porções

Caldo verde

Uma receita de caldo verde preparado com batata, linguiça calabresa e couve manteiga. Perfeito para dias frios e festas juninas. Bem fácil de fazer!

  • Tempo de preparo

    31:00

  • Rendimento

    10 porções