9 avaliações

Creme de alho

Esse creme de alho é muito fácil de fazer e perfeito para acompanhar porções de peixe, frango, batatas fritas e outros aperitivos. Aliás, uma torradinha ou snack já é suficiente para saborear essa delícia.

Você pode usar o tipo de óleo que preferir, embora o azeite de oliva seja mais saudável, aqui em casa preferimos o óleo de girassol, pois deixa o creme de alho mais levinho. Outra alternativa é acrescentar salsinha e cebolinha frescas. As ervas desidratadas como orégano e manjericão também são bem vindos, além dos temperos em pó como pimenta do reino e páprica.

Pode variar nas cores e sabores, mas não deixe de seguir essas duas recomendações: use o leite bem gelado e coloque o suco de limão antes de começar a bater, isso faz com que o creme de alho engrosse sem necessidade de usar óleo em excesso.



Como fazer creme de alho

1

Tempo de preparo 05:00

Separe os ingredientes

Amasse o dente de alho e coloque no liquidificador juntamente com o suco do meio limão e o sal a gosto.

Acrescente leite bem gelado até cobrir a hélice do liquidificador. Se o seu leite não estiver bem gelado, coloque ele com o copo do liquidificador dentro do congelador por alguns minutinhos.

2

Tempo de preparo 10:00

Prepare o creme de alho

Com a tampa fechada ligue o liquidificador e retire a tampinha menor, mantenha ligado e vá acrescentando o óleo de uma só vez, porém, com um fio bem fininho, de modo que caia devagar a vá se incorporando aos demais ingredientes.

Em alguns minutos o creme já se forma e você pode observar se está na consistência desejada. Como eu gosto de um creme de alho mais firminho eu acrescento óleo e bato até que desapareça o furinho que se forma no centro do molho.

Simples assim! Você pode servir em bisnagas ou molheiras e armazenar na geladeira por até 3 dias.

Aproveite seu creme de alho!

Ingredientes

Timer

Avaliar receita

Compartilhe essa receita de creme de alho nas suas redes sociais

Timer Avaliar Compartilhar

Comentários

Outras receitas que separamos para você

Maionese caseira

Um creme bem consistente para acompanhar aquela tradicional maionese caseira do domingo ou também como molho para aperitivos e sanduíches.

  • Tempo de preparo

    15:00

  • Rendimento

    10 porções

Purê de batatas

O purê de batatas é uma combinação perfeita para diversos pratos. Essa receita é super cremosa e pode levar os seus temperos favoritos. Confira!

  • Tempo de preparo

    25:00

  • Rendimento

    10 porções

Caldo verde

Uma receita de caldo verde preparado com batata, linguiça calabresa e couve manteiga. Perfeito para dias frios e festas juninas. Bem fácil de fazer!

  • Tempo de preparo

    31:00

  • Rendimento

    10 porções