7 avaliações

Quentão infantil

O quentão é uma bebida típica das festas juninas, que leva vinho, gengibre e outras especiarias. Porém, por ser uma bebida alcóolica não pode ser apreciada pelos pequenos,

Não podia! Hoje vamos preparar uma receita de quentão infantil, sem álcool, que além de muito nutritiva e saborosa, vai cair no gosto da criançada por ser a cara da festança sô.

Diferente do que muitos pensam, o que dá sabor a essa bebida não é o vinho, justamente o que impede de ser consumida pelas crianças, mas sim a maça, o gengibre, o cravo e a canela.

Nossa receita de quentão infantil, vai levar todos esses ingredientes, porém, numa medida bem controlada para não ficar forte demais e desagradar os paladares que estão se formando.

Além de ser muito indicada para o inverno, é também uma opção perfeita para compor o cardápio das festinhas de aniversário temáticas.

Vamos conferir?

Como fazer quentão infantil

1

Tempo de preparo 10:00

Separe os ingredientes

Enquanto preparamos os ingredientes, coloque uma chaleira com os 2 litros de água para ferver, além de adiantar o trabalho, fica bem melhor acrescentar a água já fervida sobre os ingredientes.

Lave todas as frutas e o gengibre. Extraia o suco da laranja e reserve. Corte as maças em pedaços grandes com casca e tudo.

Descasque o gengibre e corte em rodelas, vamos usar somente duas rodelinhas para não ficar muito forte.

Tudo separadinho, vamos fazer nosso quentão infantil.

2

Tempo de preparo 10:00

Junte todos os ingrediente

Em panela de fundo grosso, coloque as maças, o suco da laranja, o gengibre e o açúcar. Leve ao fogo para derreter e dourar o açúcar ao mesmo tempo em que você vai apertando as maças para soltar o suco.

Quando estiver bem açucarado e dourado, acrescente os dois litros de água fervente, as duas rodelas de gengibre, os cravos, a canela e raspas da casca do limão.

Ferva por aproximadamente 10 minutos para que o sabor de cada ingrediente se solte completamente.

3

Tempo de preparo 05:00

Sirva morno

Diferente do quentão para adultos que costuma ser consumido muito quente, o quentão infantil deve ser servido morno, evitando que os pequenos sapequem a língua e nunca mais queiram tomar.

Sirva em taças de café ou canecas transparentes e decore com rodela de limão ou gengibre que ficará um charme.

Aprecie com seus pequenos e conta pra gente como foi!

Ingredientes

Timer

Avaliar receita

Compartilhe essa receita de quentão infantil nas suas redes sociais

Timer Avaliar Compartilhar

Comentários

Outras receitas que separamos para você

Quentão de hibisco

Ninguém merece sentir frio, não é mesmo! Então vamos preparar um quentão de hibisco, pra você se aquecer e desfrutar dos privilégios do inverno.

  • Tempo de preparo

    20:00

  • Rendimento

    5 porções

Quentão sem alcool

Uma bebida quentinha para tomar no inverno e nas festas juninas. Confira esse quentão sem álcool.

  • Tempo de preparo

    15:00

  • Rendimento

    5 porções

Suco detox com abacaxi

O suco detox com abacaxi proporciona hidratação, aumento da imunidade e redução do inchaço, além de auxiliar na desintoxicação do organismo.

  • Tempo de preparo

    07:00

  • Rendimento

    1 porção