3 avaliações
Fácil
30:00
Rende 2 porções
Vamos dar um basta nesse dilema sobre como escrever risoto? A grafia em português é com "s" e um "t", mas é claro que se você escrever rizoto, rizotto, risotto ou alguma outra variação, as pessoas e o Google vão entender.
O importante é que você encontrou essa maravilhosa receitinha de risoto de alho poró com queijo. Ele é perfeito como prato principal ou para acompanhar um filé bovino por exemplo.
Veja que o arroz não está especificado, pois você pode usar qualquer um, mas é claro, que a cremosidade do risoto também depende de usar um grão mais "gordinho", como o arbóreo, o carnaroli e o vialone.
A pimenta branca é tão fácil de encontrar quanto a pimenta do reino, que também pode ser utilizada aqui. O vinho branco deve ser seco e mesmo assim, vamos ter um risoto de alho poro com queijo meio agridoce.
Outro ingrediente que vai fazer toda a diferença é o caldo de legumes, que pode ser preparado em casa, com cascas, talos e restos de legumes, mas se não tiver, use em tablets, fazer o quê, nem tudo é perfeito.
Brincadeiras a parte, mãos a obra!
1
10:00
Como o risoto é muito rápido de ser preparado e deve ser consumido logo após, vamos deixar tudo organizadinho antes de ir para o fogão.
Lave bem o alho poró, corte o talo (parte branca) em rodelas mais grossinhas e as folhas bem fininhas, mantenha eles separados.
Aqueça o caldo de legumes ou a água para diluir o tablet. O queijo parmesão pode ser ralado grosso ou em lascas finas.
E nada de perder tempo lavando o arroz, isso não é necessário.
2
15:00
Em uma frigideira alta e de fundo grosso, coloque a manteiga tomando muito cuidado para não queimar, quando estiver completamente derretida, acrescente o alho poró e refogue até ficar bem murcho.
Acrescente o arroz, duas pitadas de sal, duas pitadas de pimenta e misture bem para que os grãos fiquem completamente envoltos e aquecidos pela manteiga.
Acrescente o vinho e vá mexendo bem até evaporar todo o álcool e incorporar ao arroz. Coloque metade do caldo, porém, não de uma só vez, utilize uma concha.
Cozinhe em fogo baixo, sem tampa e mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
Acrescente o restante do caldo e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios, porém, se grudar.
3
05:00
Desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão, as folhas do alho poró e o creme de leite.
Misture tudo delicadamente e vá sentindo o aroma delicioso da manteiga com alho e do queijo parmesão.
Nesse risoto de alho poró com queijo, você tem a cremosidade da manteiga, a crocância do alho e o sabor desses ingredientes delicados.
Prontinho, agora é só servir, se desejar pode acrescentar um pouquinho de parmesão ralado fino por cima.
Aproveite!